Curiosidade sobre Paranapanema | Conheça o monumento em homenagem ao cantor Dino Franco, ícone da música sertaneja

Paranapanema abriga um busto peculiar em homenagem a um dos maiores cantores da música sertaneja do nosso País. Dino Franco – com uma carreira de grande sucesso – está eternizado no centro da cidade com uma estátua feita em bronze. Convidamos você, Servidor, a conhecer junto com a gente um pouco mais da sua história, que é, afinal de contas, a nossa história aqui no município.
CONHEÇA SUA HISTÓRIA
Nascido em 8 de setembro de 1936, em Paranapanema/SP, Dino Franco foi um dos maiores ícones da música sertaneja. Com uma carreira repleta de parcerias históricas e sucessos imortais como “Três Mulheres” e “Mineiro Não Perde o Trem”, Dino deixou um legado que transcende gerações.
Dino Franco começou sua carreira nos anos 1950, com suas primeiras apresentações nas rádios Marconi e Difusora de Rancharia. Em 1956, formou a dupla Tibagi e Pirassununga, com quem gravou o sucesso “Peão de Minas”. Depois, passou por várias parcerias, como Juquinha e Junqueira, e Piratininga, e gravou músicas marcantes como “Três Mulheres”, “Mineiro Não Perde o Trem” e “Maldita Aliança”.
Sua maior parceria foi com Mouraí, com quem formou a dupla Dino Franco & Mouraí em 1979. Juntos, gravaram 17 discos e se tornaram um dos maiores nomes da música sertaneja. Após a morte de Mouraí, Dino ainda gravou com Fandangueiro, mas em 2014, Dino faleceu, deixando uma grande marca no sertanejo com suas músicas e interpretações.